CARPE DIEN

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 3ª SÉRIES PRIMEIRO E SEGUNDO BIMESTRE SEPARADAMENTE

ENTREGA DIA 23 DE SETEMBRO 2016 ATÉ AS 12 H

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 3ª SÉRIES

CADA ATIVIDADE AQUI PROPOSTA CORRESPONDE A UMA COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA.

PRIMEIRO E SEGUNDO BIMESTRE SEPARADAMENTE

INSTRUÇÕES A SEREM SEGUIDAS E RESPEITADAS.

FOLHA ALMAÇO (SEM SEPARAR AS PÁGINAS)

COMEÇAR O TRABALHO COM FOLHA DE ROSTO DE ACORDO COM A ABNT

CANETA AZUL OU PRETA

MANUSCRITO

OS MAPAS, GRÁFICOS E QUADROS PODEM SER IMPRESSOS, RECORTADOS DE OUTROS MATERIAIS DE GEOGRAFIA.

DE ACORDO COM O CADERNO DO ALUNO VOLUME 01, COLOCAR O TÍTULO E A PÁGINA DA ATIVIDADE EM CADA UMA.

VOCÊ DEVE FAZER TANTAS ATIVIDADES QUANTAS FOREM NECESSÁRIAS PARA COMPENSAR CADA AUSÊNCIA.
ATIVIDADES EM GRUPO QUE SE APRESENTAM DURANTE A ATIVIDADE, O ALUNO FARÁ INDIVIDUAL, PARA PODER RESPONDER.

ATIVIDADE 01 - PRIMEIRO BIMESTRE – volume 1
LEITURA E ANÁLISE DE MAPA
EXERCÍCIOS da página 05 até 12.

ATIVIDADE 02 - PRIMEIRO BIMESTRE – volume 1
LEITURA E ANÁLISE DE MAPA
EXERCÍCIOS da página 14 até 18

ATIVIDADE 03 - PRIMEIRO BIMESTRE – volume 1
LEITURA E ANÁLISE DE MAPA
EXERCÍCIOS da página 19 até 20



ATIVIDADE 04 - PRIMEIRO BIMESTRE – volume 1
LEITURA E ANÁLISE DE IMAGEM
EXERCÍCIOS da página 21 até 24


ATIVIDADE 05 - PRIMEIRO BIMESTRE – volume 1
LEITURA E ANÁLISE DE IMAGEM
EXERCÍCIOS da página 25 até 29

ATIVIDADE 01 – SEGUNDO BIMESTRE – volume 1
LEITURA E ANÁLISE DE IMAGEM E GRÁFICO
EXERCÍCIOS da página 30 até 37

ATIVIDADE 02 – SEGUNDO BIMESTRE – volume 1
LEITURA E ANÁLISE DE IMAGEM E TEXTO
EXERCÍCIOS da página 38 até 45

ATIVIDADE 03 – SEGUNDO BIMESTRE – volume 1
LEITURA E ANÁLISE DE IMAGEM E GRÁFICO
EXERCÍCIOS da página 46 até 54


ATIVIDADE 04 - SEGUNDO BIMESTRE – volume 1
ANALISE E EXPLIQUE O TEXTO A SEGUIR – GEOGRAFIA DAS RELIGIÕES E, COLOQUE IMAGENS DE ACORDO O TEXTO.
GEOGRAFIA DAS RELIGIÕES
A localização espacial das religiões que ocorreu a partir da Ásia, centro difusor das três maiores religiões do mundo em número de fiéis na atualidade: o cristianismo, o islamismo e o hinduísmo. Espera-se, assim, que reconheçam o surgimento do cristianismo – ocorrido por volta do último milênio a.C. – e do islamismo – ocorrido a partir do século VII d.C. Ambos foram difundidos a partir do Oriente Médio, porção oeste do continente asiático. Considerando os distintos tempos, nos dois casos, a difusão ocorreu por meio de processos expansionistas consolidados. No cristianismo, isso ocorreu quando o imperador Constantino o transformou em religião oficial. No islamismo, a difusão ocorreu graças às Cruzadas e à expansão do Império Turco-Otomano.  Por sua vez, o hinduísmo, uma das inúmeras religiões politeístas (crença em vários Deuses) da Antiguidade, consolidou-se como principal religião da Índia, o segundo país mais populoso do mundo.
 A colonização foi responsável pela difusão do cristianismo no continente americano. Enquanto na América do Norte a colonização de povoamento organizou-se em bases calvinistas (O Calvinismo é tanto um movimento religioso protestante quanto uma ideologia sociocultural com raízes na Reforma iniciada por João Calvino em Genebra no século XVI.) e de outros ramos protestantes, na América Latina a colonização de exploração ibérica implementou-se com o auxílio de ordens da Igreja Católica.
 A maior parte dos protestantes se distribui pelos EUA, Reino Unido e Alemanha; a de católicos, pelo Brasil, México e EUA; e a de cristãos ortodoxos (aquele que segue à risca o que diz, uma palavra ou regra) pela Rússia, Etiópia e Ucrânia.
- No caso dos protestantes nos EUA, o predomínio religioso vincula-se à forma como ocorreu o processo de colonização, em grande parte com base no deslocamento de comunidades religiosas nos diferentes períodos da expansão territorial do país.
- No Brasil, novamente o processo colonial, baseado no modelo patriarcal, atrelado à presença religiosa jesuítica, foi responsável pela catequização e predomínio do catolicismo no país.
- A presença majoritária dos cristãos ortodoxos na Rússia e na Ucrânia decorre de raízes históricas. A expansão russa para o Oriente iniciou-se durante a autocracia de Ivan III, o primeiro czar da Rússia, ocorrida no século XV, após o seu casamento com a sobrinha do imperador bizantino. A presença significativa de cristãos ortodoxos na Etiópia decorre da expansão dessa religião para novas áreas, não se restringindo apenas aos povos balcânicos.
O país com maior contingente de muçulmanos é a Indonésia, seguido da Índia, Paquistão e Bangladesh.
O segundo mapa da página 50 sobre população muçulmana apresenta uma lista dos sete países com maior porcentagem de muçulmanos na população, sendo que os seis primeiros (Arábia Saudita, Iêmen, Somália, Mauritânia Maldivas e Saara Ocidental) são considerados de população 100% muçulmana.
Os quatro países com maior número de muçulmanos (Indonésia, Índia, Paquistão e Bangladesh) são muito populosos e possuem numerosos adeptos de outras religiões sob o total de suas populações. No caso da Arábia Saudita, Iêmen, Somália e Mauritânia, suas populações não são tão numerosas e a maioria absoluta é muçulmana.
Meca, Medina, Jerusalém e Cairuã são considerados sagrados para os sunitas. Meca, Najaf e Kerbala, para os xiitas.
 Considerando que o hajj é um dos cinco pilares do islamismo, a peregrinação a Meca torna-se fundamental para a fé islâmica. Com a diminuição dos custos das passagens aéreas e a melhoria das condições de vida das populações da Indonésia e da Índia, resultante da forte industrialização ocorrida nesses países a partir dos anos 1990, houve um aumento de peregrinos procedentes do Sudeste Asiático rumo a Meca.
 Em Israel, Estados Unidos e França. A concentração de judeus em Israel explica-se pelas inúmeras imigrações realizadas pela comunidade judaica em busca de um lar nacional após o estabelecimento do Estado de Israel. Em virtude do direito constitucional à liberdade religiosa, tanto na França como nos Estados Unidos, as comunidades judaicas são significativas desde o século XIX.
Israel é o país que ocorreu o maior crescimento da comunidade judaica. O crescimento se deu em virtude das sucessivas imigrações de judeus vindos dos EUA e da Europa para habitar colônias judaicas nos territórios ocupados por Israel após a Guerra dos Seis Dias.
Temos aqui o significado de alguns termos:
•Tolerância: capacidade de aceitar o outro, sobretudo quando este é estranho, exótico, diferente daquilo que conhecemos e aceitamos como certo, normal ou verdadeiro.
•Intolerância: expressão do preconceito em relação ao outro, por este ser diferente.
•Preconceito: ato de se julgar o outro de forma preconcebida, muitas vezes por meio de atitudes estereotipadas ou discriminatórias contra pessoas ou instituições.
•Etnocentrismo: tendência ou atitude de considerara nossa cultura ou religião a medida de todas as demais.

ATIVIDADE 05 - SEGUNDO BIMESTRE – volume 1
ANALISE E EXPLIQUE O TEXTO A SEGUIR – CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES E, COLOQUE IMAGENS DE ACORDO O TEXTO.

O CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES

Hipótese do autor a fonte principal do conflito não serão as ideologias, ou o econômico, a principal fonte de conflito será a cultura. Os estados- nação serão os atores mais poderosos nos assuntos do mundo, mas o conflito principal na política global será entre nações e grupos de civilizações diferentes. O choque de civilizações dominará a política global.

O choque de civilizações será a última fase na evolução do conflito no mundo moderno. Com o surgimento do sistema internacional, depois da Paz de Westfalia, os conflitos foram entre príncipes, monarquias…, mas com a criação do Estado-Nação os conflitos passaram a ser entre nações, e depois da Rev. Russa deu-se o conflito entre ideologias.

A NATUREZA DAS CIVILIZAÇÕES

Durante a Guerra Fria o mundo esteve dividido entre primeiro, segundo e terceiro mundo, divisão relevante em termos de sua cultura e sua civilização

Uma civilização é uma entidade cultural, que pode abranger a muitas ou poucas pessoas e estados. Uma civilização distingue-se de outra por seus elementos comuns como a linguagem, a história ou a religião. Também pode incluir subcivilizaciones (como a ocidental que tem duas grandes variantes: a Europeia e a Nortamenricana)

Por que chocarão as civilizações?

A identidade da civilização incrementa sua importância no futuro, em onde o mundo estará formado em grande parte pelas interações entre a 7 ou 8 maiores civilizações: A ocidental, Confuciana, Japonesa, Islâmica, Eslavo-ortodoxa, latinoamericana e possivelmente a Africana.

CAUSAS DO CHOQUE

1. As civilizações são diferentes una de outras pela história, a linguagem, a cultura e sobretudo e mais importante pela religião. A gente de diferentes civilizações tem diferentes pontos de vista a respeito do relacionamento entre o direito e a história, pais e filhos, a importância dos direitos e as responsabilidades, liberdade, autoridade, etc. Todo isso é parte da história e não desaparecerá cedo.

As diferenças não significam necessariamente conflito, no entanto as diferenças entre civilizações geraram os conflitos mais violentos e os mais prolongados

2. O mundo está-se convertendo em um local pequeno. As interações entre pessoas de diferentes civilizações estão-se incrementando e, o qual intensifica a consciência da civilização e as diferenças entre estas (Ex.: a imigração de noráfrica a França gera hostilidade entre os franceses)

3. Os processos de modernização econômica e mudança social de todo mundo estão levando à gente à identidade local, já que o Estado-nação também flaquea como fonte de identidade. A consequência e para fornecer esta falta dão-se os mov. Fundamentalistas que aglutinam a gente jovem, com educação e de classes médias.

Estamos assistindo ao que Weigel chama “a desecularización do mundo”, e reconhece que é um dos fatores sociais relevantes da vida no S XX. O ressurgimento da religião, como Keppel chama “a Revanche de Deus”, o qual fornece as bases para a identidade que transcende as fronteiras nacionais.

4. O incremento da consciência da civilização intensificou-se pelo duplo papel de ocidente, já que por um lado ocidente é a cume do poder, mas por outro os orientais não querem que o mundo seja dominado por mercados ocidentais... agora o que se está produzindo é uma desoccidentalización e indigenización das elites tanto em oriente como em ocidente.

5. As caraterísticas e diferenças culturais são menos mutables e mais difíceis de resolver que as políticas ou econômicas. (Ex. Os comunistas podem chegar a ser democratas, mas os russos não se voltarão Estones)

Nos conflitos de ideologia pergunta-a chaves é De que lado estas?, mas nos conflitos de civilizações é Que é tua? A reposta não muda.

6. O regionalismo econômico está crescendo o qual reforçará a consciência de civilização, e ademais este regionalismo econômico só poderá ter sucesso quando tenha as raízes em uma civilização comum, para o qual uma religião e uma cultura comum são a base para a organização econômica

O choque de civilizações ocorre a 2 níveis:

- Micro nível: grupos próximos nas linhas de civilização em luta, às vezes violentos, pelo controle do território do outro

- Macro nível: estados de diferentes civilizações que lutam pelo poder ec e militar, lutam pelo controle de instituições internacionais e por terceiros países

As FALSAS LINHAS ENTRE CIVILIZAÇÕES

A Guerra Fria terminou com a queda do telón de aço: a cortina de cultura substituiu à cortina ideológica que atravessava a Europa. A divisão cultural da Europa entre o Oeste cristão e ortodoxos e islâmicos no outro.

A população ao oeste e norte desta linha são católicos ou protestantes, e viveram acontecimentos comuns como a Rev Francesa, a Rev Industrial, pelo geral estão melhor economicamente que os do Leste e consolidaram sistemas políticos democráticos. A gente do Leste e o Sul são ortodoxos e muçulmanos, menos avançados economicamente.

Os conflitos entre ambas partes da linha se vêm dando desde faz 1300 anos, ao que há que lhe somar o grande crescimento da população nos países árabes, que deu local a um acréscimo das migrações, e consequentemente a um acréscimo do racismo nos países receptores; Itália ,Alemanha.

Em ambos casos a interação entre o oeste e o Islã é vista como um choque de civilizações, e nesta luta as civilizações se unem umas a outras.

REUNION DE CIVILIZAÇÕES: O SINDROME DO PAIS PARENTE

Esta síndrome estabelece a devolução a seu sítio a ideologia política e o tradicional equilíbrio de poder como as principais bases para a cooperação e as coalizões.

Surgem após a guerra Fria em conflitos no golfo Pérsico, o Caucaso e Bósnia. Nenhum destes conflitos eram confrontos entre civilizações, mas levavam consigo alguns elementos e reunião de civilizações que parecia ser mais importantes para a continuidade do conflito e o qual podia supor um avanço do futuro.

A Guerra do Golfo na que um estado árabe invade outro foi declarada como uma guerra de ocidente contra o Islã

OCCIDENTE CONTRA O RESTO

Occidente encontra-se atualmente na cume de poder, as superpotências existentes foram desaparecendo, e agora são estes os que dominam as instituições políticas e de segurança internacionais, e com Japão as instituições internacionais econômicas

O domínio no Conselho de Segurança da ONU, no FMI, e de modo geral em todas as instituições internacionais por parte de Occidente, estásiendo utilizado para que o mundo caminhe pelo caminho dos ocidentais impondo seu valeore econômicos e políticos.

O ponto central da política mundial no futuro podria ser Occidente e o resto. A resposta a isto podem ser 3:

Em um extremo os não ocidentais , como Coréia do Norte e Burma, isolando suas sociedades da corrupcion de ocidente e ficar fora.

Unir-se a ocidente e aceitar seus valores e instituições

Eqilibrio: desarrollandoel poder ec e militar de ocidente e cooperar com os não ocidentais preservando os valores e instituições indigenas; modernizar mas não occidentalizar

PAISES RASGADOS

Nos futuro países com abundante população e de diferentes civilizações como Rússia e Iugoslávia são candidatas à desmembración; isto são países RASGADOS. Lidere-os por estratégia querem ser feito mienmbros de ocidente, mas a história, a cultura e a tradição de seus países não é ocidental

TURQUIA: representa o exemplo : aliado da ONU na Guerra do Golfo e candidato à UE, mas sua sociedade tem expewrimentado um reviver islâmico e argumenta que Turquia é uma sociedade muçulmana de Médio Oriente

MEXICO: país rasgado por USA, imitam a Estados Unidos e o demuestrasn com o NAFTA (Areal de livre comércio de norteamerica)

RÚSSIA: é o pais globalmente mais rasgado, com o historico debate entre ocidente contra rusificación

Para redefinir a identidade de uma civilização, um país rasgado requer 3 elementos:

1. A elite política e ec tem que apoiar este mov

Turquia

2. Devem estar dispostos a consentir a redefinição     Mexico

3. Os grupos dominantes devem aceitar a mudança

*não está claro que nenhum dos três se de em a Rússia

A CONEXÃO ISLÂMICA CONFUCIANA

Aqueles países que por razões culturais ou de poder não querem ou não podem ser unido a ocidente, concorrem com ele desenvolvendo seu próprio poder ec, político e militar. A mais significativa forma desta cooperação é a conexão Islâmica confuciana.

Chinesa expandiu seu poder militar, isto é, criou armas militares e está-as exportando a Irã, Líbia e Argélia, o que está dando local a um confucionismo islâmico, conexão militar que está promovendo a aquisição de armas para acabar com o poder de ocidente. Está-se produzindo uma nova forma de competição armamentística.

Enquanto ocidente promove a não proliferação de armas nucleares com as inspeções e sentenças contra os países que as fabricam, Oriente, além de não reduzir sua capacidade militar, defende seu direito a produzir todas as armas que considerem necessárias para sua segurança.

ENVOLVIMENTOS PARA OCCIDENTE

O objetivo deste texto é evidenciar que as diferenças entre civilizações são importantes, que a consciência das civilizações está aumentando e que o conflito de civilizações substituirá ao ideológico, sendo as civilizações orientais sujeitos ativos, não simples objetos.


Os conflitos entre grupos de diferentes civilizações serão os mais perigosos, sendo o conflito no futuro imediato entre Occidente e o islâmico - Confucionista. No futuro não terá uma civilização universal, mas se um mundo com diferentes civilizações que devem aprender a coexistir umas com outras.