CARPE DIEN

domingo, 15 de maio de 2016

2as SERIES - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6 OS CIRCUITOS DA PRODUÇÃO (II): O ESPAÇO AGROPECUÁRIO

 2as SERIES

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6

OS CIRCUITOS DA PRODUÇÃO (II): O ESPAÇO AGROPECUÁRIO



A exportação de soja e o agronegócio; o movimento dos sem-terra e a distribuição desigual das propriedades agrícolas. Todos esses temas são relacionados à agropecuária no Brasil.

O enorme volume de exportações do agronegócio é devido a modernização  que explica tanto os circuitos de produção modernos como a expropriação de trabalhadores de suas terras.

A manchete da pagina 48 e a  fotografia e  tabela da pagina 49 do caderno do aluno  mostra como existe diferentes formas de manifestação e representação de um mesmo fenômeno: o padrão de extrema concentração que caracteriza a estrutura fundiária brasileira.

O complexo Petrolina-Juazeiro exporta frutas para países e regiões situadas no Hemisfério Norte, especialmente Estados Unidos, Europa e parte da Ásia, durante o período de inverno, de forma a aproveitar a ociosidade da infraestrutura atacadista do destino das exportações. Devido à sua maior proximidade do mercado norte-americano e do europeu, apresenta uma vantagem de até seis dias de transporte marítimo, em comparação com as cargas que partem dos portos da região Sudeste.

Brasil: uso da terra nos estabelecimentos agropecuários, 2006

Uso da terra     -       Em hectares  -      Em porcentagem  

Lavoura  ---------------  76 697 324  --------  22,0

Pastagem --------------- 172 333 073  --------  49,4

Matas e florestas------   99 887 620 --------   28,6

Área total ------------- 348 918 017 --------  100,0

De acordo com o gráfico  da pagina  56 quase a metade das terras cadastradas como estabelecimentos agropecuários no Brasil é utilizada para a pastagem, enquanto perto de 30% das terras são reservados para matas e florestas. As terras para as lavouras ocupam o terceiro lugar.

De acordo com o texto, o plantio de eucalipto é altamente impactante, uma vez que: aprofunda o nível de base do lençol freático, secando-o; provoca degradação dos solos; e contribui para a contaminação química. Além disso, o cultivo de eucalipto utiliza intensamente os recursos hídricos e impede o desenvolvimento de outras espécies vegetais, diminuindo a biodiversidade.

Exista ainda  situações de conflito pela terra no Brasil.

O  intenso processo de expansão da soja no  Brasil ocorre particularmente na direção da Amazônia e dos cerrados nordestinos em um período de pouco mais de dez anos.

Existe uma pressão para ampliar o cultivo de soja nas áreas que circundam o Parque Indígena do Xingu. Isso é particularmente grave porque essas áreas abrigam as nascentes do Rio Xingu, base de sobrevivência das comunidades indígenas locais.

 Em relação aos impactos ambientais os  problemas que afetam a agricultura e ameaçam a segurança alimentar dos povos do Brasil e do mundo. O Brasil é o  maior consumidor mundial de agrotóxicos.

Em relação a estrutura  fundiária  e os conflitos e movimentos sociais no campo e a expansão da fronteira agrícola na Amazônia, existe um grande  impacto potencial devido o  avanço da fronteira agrícola sobre a maior floresta equatorial contígua do mundo.

 Com base nos conteúdos estudados, sabe-se que a  cultura da soja exige, na maioria dos casos, grandes propriedades, intensa  mecanização e pouca mão de obra. Em contrapartida, o enunciado da questão  também solicita que reconheçam que a fruticultura se desenvolve, geralmente, em  propriedades médias e pequenas, com o emprego de máquinas mais leves e maior número de trabalhadores ou mão de obra. De maneira complementar, poderão ainda  apontar que os estabelecimentos rurais onde ocorre a produção de soja requerem  investimentos mais elevados de capital quando comparados às unidades produtivas da fruticultura; que, em razão da relação entre investimento e mão de obra ocupada,  os empregos diretos gerados pela cultura da soja têm custo mais alto que os da  fruticultura; e, por último, que, para ser lucrativa, a soja requer grande escala de produção, o que em parte explica sua expansão por vastos espaços do país.


Em relação a  reforma  agrária sabe-se que propriedades de  quinhentos até dois mil  hectares ocupam  menos de vinte e cinco por cento da área  do país e representam menos de três  por cento  dos imóveis.