CARPE DIEN

segunda-feira, 21 de março de 2016

3as SÉRIES - RECUPERAÇÃO DO PRIMEIRO BIMESTRE - AVALIAÇÃO - TERCEIRAS SÉRIES PARA A ATIVIDADE DE

AVALIAÇÃO DAS TERCEIRAS SÉRIES PARA A ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DO PRIMEIRO BIMESTRE

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DO PRIMEIRO 

BIMESTRE - 2,0 NA  MÉDIA - ENTREGA DIA 31 

DE MARÇO - QUINTA-FEIRA 



NA SALA NUMERO 04 DE GEOGRAFIA 

FOLHA ALMAÇO SEM NECESSIDADE DE CAPA


USAR CANETA AZUL OU PRETA




FAZER A ATIVIDADE RESPEITANDO A ORDEM EM QUE SE ENCONTRAM AS QUESTÕES

RESPONDA E COMENTE SUA RESPOSTALOGO APÓS COPIAR A QUESTÃO


NÃO VOU ACEITAR QUE COPIEM TODAS PERGUNTAS E DEPOIS RESPONDAM


01. Sobre o conceito de regionalização e suas aplicações, descreva como se faz regionalização?

02. Os países subdesenvolvidos constituem a periferia do sistema capitalista internacional. Neles dominam grandes desigualdades sociais e forte exploração de mão-de-obra. A riqueza e os elevados padrões de vida do centro (países desenvolvidos) são em boa parte garantidos pela dependência e descapitalização da periferia. Comente o esta afirmando o texto?


03.  O mapa acima retrata a divisão do mundo em países do Norte e do Sul. Qual critério foi utilizado nessa regionalização?




04. Ainda com relação ao mapa Norte – Sul,

 avalie as afirmativas a seguir e comente 

apenas a alternativa que contenha 

afirmações que forem corretas.

I – É uma proposta de regionalização que buscou substituir a antiga divisão do mundo entre países de primeiro, segundo e terceiro mundo.
II – A proposta apresenta falhas, uma vez que países como a Coréia do Sul aparecem como uma nação do sul, ainda que este país apresente altos índices de desenvolvimento.
III – A proposta não considera aspectos especificamente cartográficos, pois a linha divisória não acompanha a linha do equador e a Austrália, que está no hemisfério sul, aparece como país do norte.
IV – É uma regionalização/ divisão isenta de críticas, pois reflete exatamente uma visão de mundo atualizada.

05. O espaço geográfico mundial no período da Guerra Fria (1945-1991) estava regionalizado em blocos de acordo com as condições socioeconômicas dos países integrantes e o sistema adotado por influência das superpotências. Desse nodo, como mundo estava regionalizado?


06.Durante o Imperialismo (1845 – 1945), a regionalização do espaço mundial agrupava os países de acordo com sua capacidade econômica e a influência política e militar que exerciam no cenário mundial. Desse modo, como mundo estava regionalizado?


07. Como é correto afirmar as características dos países do Norte desenvolvido?


08. Sobre a noção de “subdesenvolvimento” utilizada para caracterizar os países capitalistas do Terceiro Mundo, como é correto afirmar em que situação se encontram?
(características do subdesenvolvimento)


09. Em 2009 ocorreu o encontro de Copenhagen cuja finalidade era a de se estabelecer as metas para o controle das emissões de dióxido de carbono (previsto pelo Protocolo de Kyoto), no entanto, esse encontro, teve como seus antecessores, um final nada feliz, por que isso?


10.  Regionalizar significa dividir o espaço geográfico em regiões, grupos de países ou de lugares, levando-se em conta as diferenças (heterogeneidade) e semelhanças (homogeneidade), a ideia é levar a uma melhor compreensão dos aspectos naturais e humanos do mundo. Qual forma de regionalização NÃO indica uma regionalização que permita uma melhor compreensão do mundo?