CARPE DIEN

segunda-feira, 21 de março de 2016

2as SÉRIES - RECUPERAÇÃO DO PRIMEIRO BIMESTRE - AVALIAÇÃO - SEGUNDAS SÉRIES PARA A ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DO PRIMEIRO BIMESTRE


AVALIAÇÃO DAS SEGUNDAS SÉRIES PARA A ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DO PRIMEIRO BIMESTRE 

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DO PRIMEIRO 

BIMESTRE - 2,0 NA  MÉDIA - ENTREGA DIA 31 

DE MARÇO - QUINTA-FEIRA 



NA SALA NUMERO 04 DE GEOGRAFIA 

FOLHA ALMAÇO SEM NECESSIDADE DE CAPA


USAR CANETA AZUL OU PRETA


FAZER A ATIVIDADE RESPEITANDO A ORDEM EM QUE SE ENCONTRAM AS QUESTÕES

RESPONDA E COMENTE SUA RESPOSTALOGO APÓS COPIAR A QUESTÃO


NÃO VOU ACEITAR QUE COPIEM TODAS PERGUNTAS E DEPOIS RESPONDAM



01.  No gráfico a seguir, está especificado a produção brasileira de café, em toneladas; a área plantada, em hectares (ha); e o rendimento médio do plantio, em kg/ha, no período de 2001 a 2008.





Faça a analise dos dados mostrados no gráfico?


02.“No século XVII a Amazônia foi ocupada por diferentes grupos: pelas expedições militares (Forte em BELÉM 1616) com o objetivo de proteger os domínios portugueses dos invasores ingleses, holandeses e espanhóis; pelos sertanistas que comercializavam as chamadas “drogas do sertão”; pelas tropas de resgate em busca de mão de obra indígena e pelos missionários que visavam o aldeamento e catequização dos índios. Núcleos, fortificações e missões foram criadas ao longo dos rios da Amazônia (Tapajós, Xingu, Negro, Madeira etc).”
Para que todas estas ações contribuiram na colonização desta área?

ESTRATÉGIA DE COLONIZAÇÃO DA AMAZÔNIA



03. O mapa abaixo representa a divisão política do Brasil. nomeie os estados que estão representados pelos números 1, 2, 3, 4 e 5, respectivamente.




04.(Cesgranrio) A expansão da produção cafeeira no final do século XIX transformou o Sudeste na região mais dinâmica do desenvolvimento capitalista no Brasil. Quais são as ações que levaram esta região a tal desenvolvimento?


05.Os fatores principais que compõem a estrutura da economia açucareira no Brasil?


06. (Unicamp – 96) Examinando o mapa a seguir, decreva a relação entre a ocupação do território e as atividades econômicas respectivas do período colonial?
Respeitando a numeração, descreva o produto de cada área e sua importância na gênese geoeconômica.



07. "Quem me dera,  ao menos uma vez, provar que quem tem mais do que precisa ter quase sempre se convence que não tem o bastante e fala demais por não ter nada a dizer
(Índios - Legião Urbana)
O trecho faz referência a dinâmica de relação vivenciada pelo nativo com o colonizador, dessa relação o que é possível afirmar?


08. No processo de ocupação e organização do espaço geográfico da Região Sul do Brasil destaque as ações dos que alli viveram.

09. Quanto à formação do território brasileiro, o que podemos afirmar?



10. Quanto á organização espacial a partir do "ciclo" da mineração, como e quando aconteceu?