CARPE DIEN

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

3ª SÉRIES TEXTO DE SALA DE AULA

3ª SÉRIES

TEXTO DE SALA DE AULA



CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES

Choque de civilizações é uma teoria proposta pelo cientista político Samuel P. Huntington segundo a qual as identidades culturais e religiosas dos povos serão a principal fonte de conflito no mundo pós- Guerra Fria. A teoria foi originalmente formulada em 1993, num artigo da Foreign Affairs chamado “O Choque de Civilizações”.

A partir dos anos 1990 muito se falou na possibilidade dos conflitos entre civilizações substituírem os enfrentamentos ideológicos do pós Guerra Fria e os antagonismos socioeconômicos entre o “Norte e o Sul”. As guerras empreendidas pelos Estados Unidos contra o Afeganistão e o Iraque tem sido vistas como a manifestação de um conflito como entre a civilização ocidental e a islâmica. Os atentados de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, e de 11 de março de 2004, na Espanha, reforçam para muitos a teoria do “choque de civilizações”. Entretanto a cruzada antiterrorista norte-americana não é contra o islamismo, e o governo Bush sempre fez questão de deixar isso bem claro. Os Estados Unidos tem entre os seus principais aliados vários países islâmicos, como a Arábia Saudita, o Egito, o Kuwait, o Paquistão e a Indonésia, país com a maior população muçulmana do mundo. Com poucas exceções, o mundo islâmico tem apoiado os Estados Unidos em suas ações contra o terrorismo. A tese do “choque de civilizações” é muito simplista diante da complexidade do mundo e da superposição de causas – geopolíticas, culturais, econômicas e sociais – dos embates atuais.



GEOGRAFIA DAS RELIGIÕES

Principais religiões monoteístas

CRISTIANISMO

O cristianismo é uma religião que surgiu na Palestina, no primeiro século depois de Cristo e cujo alicerce é baseado nos ensinamentos de Jesus Cristo. No entanto, 2 mil anos depois de seu nascimento, o mundo experimenta varias formas de cristianismo, divididas em diferentes denominações. A maior divisão existe entre ortodoxos – também conhecidos como cristãos do oriente, que, por sua vez, também se subdividem em cristãos católicos e protestantes.

ISLAMISMO

O Islamismo foi fundado pelo profeta Mohamed (Maomé) há 1400 anos no território que hoje corresponde à Arábia Saudita. Logo atrás do cristianismo, é a segunda maior religião do mundo em numero de fieis. Conta, atualmente, com cerca de 1,3 bilhão de seguidores e vem apresentando um crescimento expressivo de adeptos (cerca de 15% ao ano), sendo a religião que mais cresce no mundo.

Muçulmano é todo aquele que segue o islamismo, que é uma religião monoteísta baseada no Corão ou Alcorão, o livro sagrado do Islã, considerado a palavra de Deus revelada a Maomé, na Suna e no hadith.

Islã é um termo árabe que significa “submissão” (ao desejo e a orientação de Deus), e é também utilizado para designar o conjunto dos povos de civilização islâmica que professam o islamismo.

JUDAÍSMO

O judaísmo é a mais antiga das religiões monoteístas e a que apresenta o menor numero de fieis no mundo. Dos 13 milhões de judeus existentes no mundo, a maiores comunidades se concentram na Europa (a maior delas na França). A maioria dos judeus vive em Israel e nos EUA.

O judaísmo não é uma religião missionária e todo aquele que se converte ao judaísmo devem observar a Torá (lei judaica). A bíblia hebraica corresponde ao Velho Testamento da bíblia cristã. O judaísmo caracteriza-se por ser, fundamentalmente, uma religião da família e que se propaga através dela.

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO (disponível também no Caderno do Aluno). Atividade em dupla – ter cada um no seu caderno-entregar, uma folha por dupla.

Por tolerância entende-se a capacidade de admitir modos de pensar, de agir e de sentir diferentes dos de um indivíduo ou de grupos determinados, sejam grupos políticos ou religiosos. Tolerância é a capacidade de aceitar o outro, sobretudo quando este é estranho, exótico, diferente daquilo que conhecemos

e aceitamos como certo, normal ou verdadeiro. Mas para que haja a tolerância, é fundamental o conhecimento do outro que é diferente de nós. Geralmente, a intolerância é a expressão do preconceito em relação ao outro que é diferente. O preconceito também é fruto do desconhecimento ou de um deturpado ou falso conhecimento da realidade do outro.

[...] Etnocentrismo (etno: cultura; centrismo: ter como centro) é a tendência ou a atitude de considerar a nossa cultura ou religião como a medida de todas as demais. Quando subestimamos ou menosprezamos a cultura ou a religião do outro e, sobretudo, quando avaliamos a cultura ou a religião do outro a partir da

nossa, supostamente superior, estamos praticando etnocentrismo. SANTOS, Alberto Pereira dos. Introdução à geografia das religiões. Revista GEOUSP, Espaço e Tempo, São Paulo: USP, n. 11, 2002, p. 22.



A QUESTÃO ETNICO-CULTURAL

Com o fim da Guerra Fria, o mundo aprendeu a conviver com os mais diferentes tipos de conflitos. A ONU, organização encarregada de zelar pela paz mundial, tem 54 missões de paz espalhadas pelas regiões afetadas por guerra ou em via de pacificação. Assumiu também administração da província de kossovo, os preparativos para a independência do Timor Leste, os acordos para o no governo do Afeganistão e a reconstrução do Iraque após a invasão anglo-americana, ultimas regiões a sofrer violentos combates que resultaram em milhares de mortos.

As guerras entre Estados-nações, guerras civis, guerrilhas, territórios ocupados à força e movimentos separatistas no interior de estados-nações acontecem em vários continentes. Disputa de territórios, questões de fronteiras, soberania do Estado nacional, recursos naturais, rivalidades étnicas e até mesmo a água constituem os principais motivos dos conflitos no mundo atual.

Fato comum também e a ação de grupos separatistas que chamam a atenção do mundo para os seus problemas através de atos terroristas. Entre as organizações mais antigas e ativas estão os grupos ETA e o IRA, ambas na Europa.

As principais áreas de ocorrência de conflitos no mundo são:

• Oriente Médio: a questão palestina;

• Europa: IRA;

• Europa: ETA;

• Europa: conflitos no Cáucaso (o caso da Chechênia);

• África: Ruanda;

• África: Angola;

• Aia: Caxemira.

AMÉRICA LATINA

As guerrilhas na America Latina

Colômbia. A guerrilha na Colômbia é ligada ao narcotráfico. As principais organizações são: Farc (Forças Armadas Revolucionarias da Colômbia, de esquerda) e ELN (Exercito de libertação nacional, também de esquerda). As guerrilhas controlam 40% do território colombiano e são responsáveis por sequestros que exigem resgate ou liberdade de criminosos. As duas facções chocam-se com a AUC (Autodefesas Unidas da Colômbia), organização paramilitar apoiada pelo exercito colombiano. O conflito está associado à questão agrária e à hegemonia do sitema bipartidarista como modelo principal do regime político colombiano.

México. Nesse país a guerrilha está concentrada no estado mais pobre. A principal organização é o Exercito Zapatista de Libertação Nacional (EZLN). A principal causa do conflito é a questão agrária.

AMBIENTE: Comunidade no Peru enfrenta gigante do petróleo

Washington, 07/05/2007 – Indígenas da selva peruana do rio Amazonas advertiram a multinacional Occidental Petroleum Corporation (Oxy) que limpe sua selva ou apresentarão uma queixa contra essa empresa na justiça dos Estados Unidos. Um informe sobre as atividades da Oxy durante três décadas na fronteira entre Peru e Equador diz que meninos e meninas da comunidade Achuar apresentam altas concentrações de chumbo e cádmio no sangue, considerados muito prejudiciais para seu desenvolvimento. Também estudos anteriores feitos pelo Governo peruano chegaram a conclusões semelhantes.

“Esta semana nos comunicamos com a Oxy para que nos diga de boa fé como fará para limpar o lixo tóxico que deixou em nossa selva. Já esperamos muito”, disse o ancião e líder espiritual Tomas Maynas Carijano, um dos possíveis queixosos. “Se a Oxy não nos der uma resposta satisfatória logo, vamos preparar uma queixa pelos prejuízos causados”, acrescentou.

Um porta-voz da companhia na cidade norte-americana de Los Angeles refutou as acusações e disse à IPS que a empresa não tem conhecimento de que suas atividades causem problemas

de saúde, e acrescentou que ela não opera nessa região desde o final de 1999.

Envolverde. Revista Digital de Ambiente, Edu cação e Cidadania. Disponível em:
2007/05/america-latina/ambiente-comunidade-no-peru-enfrenta-gigante-do-petroleo/>. Acesso em: 7 nov. 2013.