CARPE DIEN

domingo, 4 de agosto de 2013

3ªs SÉRIES 3º BIMESTRE RESUMO SOBRE A ÁFRICA

BEM VINDOS A VIAGEM NO 

3º BIMESTRE

3ªs séries


ÁFRICA


CARACTERÍSTICAS GERAIS


Esse continente apresenta a terceira maior extensão mundial. Possui espaço territorial nos quatro hemisférios, pois é cortado pelo equador (parte central) e pelo meridiano de Greenwich (parte ocidental). Na parte oeste, é banhado pelo oceano Atlântico; na parte sudeste, pelo oceano Índico; na parte leste, pelo mar vermelho e ao norte, pelo mar mediterrâneo. Um dos três maiores bolsões de pobreza do mundo, em nível relativo, é a zona mais problemática no aspecto social e econômico do Globo. A taxa média de mortalidade infantil é da ordem de 152 por mil. As mais altas do mundo.


ASPECTOS FÍSICOS


O continente africano constitui-se de uma estrutura geológica bastante antiga, apresentando na maioria da porção territorial relevos de baixa altitude. Salvo alguns casos, como o monte Kilimanjaro, no Quênia. A vegetação na África é bastante diversificada, existem áreas de florestas equatoriais, savanas, floresta temperada, campos e regiões desérticas. O clima também é bastante variado, apresentando ao norte o clima mediterrâneo, na parte central o equatorial e desértico e ao sul o tropical e subtropical. A maioria dos rios africanos são intermitentes. No continente, destacam-se duas bacias: Congo — maior potencial hidroelétrico do mundo e Nilo — bacia que proporciona a vida no Egito serve para abastecimento e irrigação.


HISTÓRICO


A colonização do Continente foi iniciada no século XVI. Essa colonização não foi efetiva, no sentido de que não havia a interiorização no continente. Todo o contato era litorâneo, baseado principalmente no comércio para abastecimento de suprimentos de viagem. Nos séculos XVII e XVIII, o comércio intensificou-se principalmente pela presença de um grande produto de aceitação no mercado internacional — o escravo negro. O escravo negro foi o principal “produto” comercial nesses séculos, impulsionando um forte comércio entre a África e as Américas. Nesses séculos também não houve uma colonização efetiva, visto que os negros eram capturados nas tribos por traficantes e trazidos para o litoral para serem comercializados.
O século XIX iniciou com a entrada em vigor da lei Bill Aberdeen. Essa lei inglesa determinava o fim do tráfico de escravos, ou seja, qualquer navio que transportasse escravos poderia ser afundado. Essa lei, associada à abolição da escravatura nos países americanos, impulsionou o crescimento populacional na África que até aquele momento era bastante reduzido. Em 1884 foi realizada a Conferência de Berlim. Nessa conferência os países da Europa traçaram suas áreas de influência dentro da África.


DESCOLONIZAÇÃO


A maioria dos países africanos obteve sua independência após a II Guerra Mundial, destacando-se a década de 1960. Contudo, o processo de colonização foi marcado pela criação de fronteiras artificiais e essas por sua vez não levaram em consideração as diferenças étnicas e históricas, inserindo no mesmo país grupos e tribos inimigas, impossibilitando a formação de uma nação plena. Embora tenham adquirido a independência política, esses países não conseguiram implantar com sucesso o princípio da autodeterminação (governados por si só), pois, historicamente foram explorados e a dependência econômica se fez presente como forma de dominação. Para piorar a situação, a nova geopolítica mundial foi marcada pelo desenvolvimento de duas grandes potências (Guerra Fria). Esses países se mostraram presentes no Continente africano, influenciando nas políticas,  fornecendo armas e financiando conflitos internos.Com o fim da Guerra Fria, a ajuda externa foi minimizada, entretanto, o quadro de miséria econômica, social e político que aflorava na região era imenso. O Continente apresenta milhares de pessoas morrendo de fome, sede e de doenças endêmicas, uma dívida altíssima, sem perspectiva de pagamento. Faltam recursos básicos para a população, existe uma quantidade enorme de campos de refugiados, pois vários países ainda estão em guerra civil. A África agoniza em sua própria miséria e os países e organismos internacionais apenas realizam política assistencialistas, que nada resolvem a problemática histórica de desenvolvimento que aflige a região.


ÁFRICA COLONIA


DIVISÃO POLÍTICA ATUAL



DIVISÃO ÉTNICA DA ÁFRICA




ÁFRICA BRANCA ou ÁFRICA DO NORTE


Características


Localiza-se na parte norte ou setentrional e uma parte do oeste; banhada pelo mar Mediterrâneo ao norte. Região mais rica e com melhor IDH (índice de desenvolvimento humano). Destaque na economia: extração de riquezas minerais, como o petróleo (Líbia e Argélia, membros da OPEP) e o turismo (região do Mediterrâneo) são os grandes destaques. A religião mulçumana predomina na região; Grande parte da população tem origem na etnia branca (região semelhante ao Oriente Médio). Dividida em: Maghreb (onde o sol se põe), norte do Saara e vale do Nilo (Egito). Países da região: Egito, Líbia, Argélia, Marrocos e Tunísia.


ÁFRICA NEGRA ou ÁFRICA SUB-SAARIANA


Características


Também chamada de África verdadeira. Dividida em África Ocidental (Nigéria), Central (bacia do rio Congo), Oriental (Somália, Ruanda) e Meridional (África do Sul). Região bastante pobre (exceto África do Sul). Base econômica agrária, destacando também a extração de minerais (voltados a exportação). Vários conflitos internos.As duas regiões são separadas pelo deserto do Saara, que ocupa áreas das duas partes, e se caracteriza como um divisor natural. O Saara tem no seu limite sul uma extensa área que está sendo atingida por um forte processo de desertificação – região conhecida como Sahel – que vem ampliando muito sua extensão, pelo uso irregular da terra para fins agrícolas e urbanos, empobrecendo ainda mais essa região africana.
Em razão das péssimas condições de vida, da falta de investimentos na área de saúde, educação e emprego, a África negra, ou subsaariana, vem enfrentando uma epidemia nos casos de aids, tornando-se a região com maior incidência de doentes infectados com HIV. A situação, além de escandalosa, é bastante preocupante, pois as políticas assistencialistas hoje empregadas na região não estão surtindo efeito benéfico, apenas mascarando um problema, ligado diretamente à política de exploração e miséria que o continente vive.


PAÍSES DE DESTAQUE


África do Sul


Características gerais


País mais desenvolvido da África. Mais militarizado. Rico em recursos minerais (carvão, ouro, diamante, urânio), exceto petróleo. Os brancos na região, em sua maioria, são de origem holandesa (boërs), e ingleses. Caracterizam cerca de 17% da população sul-africana. Capital do executivo (Pretória), legislativo (Cidade do Cabo), principal cidade (Johannesburgo).


Aspecto político


A África do Sul, principal país da África, implantou um regime no ano de 1948, denominado de Apartheid. Esse regime baseava-se em uma segregação política, econômica e social formal, que sobrepunha a população branca (minoria) sobre a negra (maioria). O Apartheid iniciou seu declínio desde o fim dos anos 80, acarretado pela pressão da população local, mas principalmente pelas colocações internacionais de repúdio e a possibilidade de um boicote internacional. Foram criadas áreas na periferia para os negros (townships). Exemplo: Soweto.
Devido ao aumento do número de negros (preocupação com rebeliões), foram criadas regiões, em áreas longe do centro, conhecidas como bantustões. Década de 60 e 80 período de maior conflito dentro da região. Em 1992, o governo determinou uma votação, em que 70% da população branca votou o fim do apartheid.Só recentemente (1994) tiveram eleições livres em que os negros puderam votar. Venceu Nelson Mandela (CNA), primeiro presidente negro da história. O atual presidente da África, Thabo Mbeki, enfrenta vários problemas como o desemprego, a violência e a Aids. Hoje ainda existe racismo mascarado na região.Bases do Apartheid·         Pass book (passaporte).
·         Não podia haver casamento inter-racial.
·         Negros não eram donos de terra.
·         Tinham salários menores que os brancos.
·         Não poderiam estar juntos em estabelecimentos públicos.
·         Não poderiam morar em bairros de brancos.
·         Não votavam e não se elegiam.
·         Não participavam do exército.
·         Um negro só poderia hospedar sua família por no máximo 72 horas.


Angola e Moçambique


São países que estão inseridos na comunidade de países que falam a língua portuguesa. Apresentam outra característica comum: são países que passaram longos anos sobre uma forte guerra civil, a qual desestruturou toda a sua economia. Conflitos intimamente ligados à questão da Guerra Fria. Atualmente buscam desenvolver melhorias sociais e econômicas, baseadas em instáveis acordos de paz.O Brasil vem auxiliando o Continente africano, sobretudo os países que falam a Língua Portuguesa, como Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. Nesses países, o Brasil está gerenciando um programa amplo de alfabetização, a fim de reduzir a taxa de analfabetismo, que gira em torno de 70% da população ativa (em idade de trabalho). Outro fator de ajuda do governo brasileiro foi o perdão da dívida externa desses países para conosco, buscando assim promover o seu crescimento. Essa política de ajuda tem favorecido o aumento do poder brasileiro no cenário mundial, no sentido de que os países mais pobres vêem no Brasil um líder entre os países subdesenvolvidos.

Ruanda e Burundi

Países que sofrem com uma guerra civil entre Hutus e Tutsis, que já acarretou a morte de milhares de pessoas e colocou essa região em destaque como uma das mais perigosas e violentas do mundo. Esse conflito já é um dos mais longos da África Central e ganhou ares de um conflito regional, pois se misturou a conflitos na República Democrática do Congo (antigo Zaire) e vários países próximos, como Angola e Namíbia.
Chifre da África

Nessa região estratégica, área de ligação entre o Mar Vermelho e o Golfo de Áden, estão localizados a Etiópia, a Somália, Djibuti e Eritréia. Região extremamente pobre e que passa por constantes conflitos que no atual momento atravessa um período de trégua que não se sabe quanto tempo vai durar.

http://estudegeografia.webnode.com.br/news/breve-resumo-sobre-a-africa/